LEITURAS SUGERIDAS

Preparamos para você uma lista de livros que indicados para o seu aprendizado e crescimento acerca da Inclusão. Aproveite!

INCLUSÃO ESCOLAR - CONJUNTO DE PRÁTICAS QUE GOVERNAM

Maura Corcini Lopes e Morgana Domênica Hattge

O livro discute a inclusão escolar analisando práticas que se estabelecem na escola e no seu entorno.

ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA INCLUSÃO ESCOLAR

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Faz uma comparação entre as escolas do Brasil e da Espanha acerca do desenvolvimento das adaptações curriculares no âmbito da classe comum, visando a garantir acesso e a aprendizagem de seus alunos.

ESCOLA PARA TODOS E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Eucenir Fredini Rocha, Maria Inês Britto Brunello e Camila C. B. Ximenes

Aborda as ações práticas da Terapia Ocupacional no contexto escolar, e considera as particularidades do seu cotidiano e dos seus coletivos.

A PEDAGOGIA NA ESCOLA DAS DIFERENÇAS

Philippe Perrenoud

Oferece uma reflexão sobre a inclusão, analisa as resistências ligadas a uma organização social pensada em outra época, e atender as inquietudes daqueles que consideram arriscado que as diferenças sejam levadas em conta.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTEXTOS SOCIAIS

Peter Mittler

Reflete sobre a implantação urgente de políticas públicas que permitam a educação inclusiva de qualidade.

EDUCAÇÃO IMPOSSÍVEL

Maud Mannoni

O autor é uma referência na educação e tratamento de crianças psicóticas e autistas.

ENSAIOS PEDAGÓGICOS: COMO CONSTRUIR UMA ESCOLA PARA TODOS?

Lino e Macedo

Abordagem da inclusão que considera a ética e relações interpessoais como ponto de partida.

O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Theresinha Guimarães e Teófilo Alves

Problematiza os sentidos e significados materializadas na relação entre professor e educação inclusiva.

INCLUSÃO ESCOLAR: O QUE É? POR QUÊ? COMO FAZER?

Maria Teresa Mantoan

Discute o que é a educação inclusiva, os passos necessários para implantação e os benefícios percebidos pela própria sociedade.

AUTISMO E INCLUSÃO

Eugênio Cunha

Na prática docente, é possível perceber dificuldades para a elaboração de um currículo com atividades adequadas e funcionais para alunos com autismo, que favoreça a inclusão escolar e social.

PRÁTICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL

Luma Carolina , Tamara Finarde, Débora Carrijo

Práticas em terapia ocupacional é composto por 3 seções separadas por fases do desenvolvimento humano, contendo capítulos de diversas áreas de atuação de terapeutas ocupacionais de diferentes instituições e regiões do Brasil.

praticas-em-terapia-ocupacional-.webp