COMO A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL ACONTECE NA PRÁTICA

Leia esse POST que preparamos para você!

A educação socioemocional é o processo através do qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, atitudes e habilidades para lidarem com as emoções.

Tão importante quanto os conteúdos, o desenvolvimento das dimensões socioemocionais estão entre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Veja a seguir alguns dos pontos relevantes desse assunto, tal como as dicas para implementá-los.

O QUE É A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL?

A educação socioemocional é o desenvolvimento formativo que declara o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. Disposta à concepção de educação integral, a temática passou a fazer parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Trata-se de um panorama que promove de maneira intencional o trabalho com a inteligência emocional e as competências socioemocionais. Essa abordagem deve acontecer dentro do contexto das instituições de ensino. Desse modo, ao longo de todas as etapas da Educação Básica, a formação de atitudes e valores deve progredir de maneira sinérgica ao desenvolvimento das aptidões cognitivas.

COMO TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA ESCOLA?

Existem diferentes meios para que as escolas incluam a educação socioemocional em seus currículos.

Educação socioemocional é o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos dentro do contexto das instituições de ensino. Sendo assim, esse trabalho envolve o estímulo a habilidades como:

• Autoconhecimento;

• Resiliência;

• Pensamento crítico;

• Criatividade;

• Empatia;

• Colaboração;

• Ponderação para resolver conflitos.

No contexto escolar, é ideal que o ensino socioemocional esteja incorporado em todas as disciplinas e ações didáticas. Utilizar metodologias que ajudem a desenvolver as competências socioemocionais pode gerar diversos efeitos positivos na formação dos estudantes.

Veja a seguir alguns exemplos de aspectos que podem ser influenciados por algumas dessas competências:

• Comunicação: a capacidade de se comunicar faz com que os estudantes consigam expressar suas ideias e estabelecer conexões. Essa competência é responsável pela criação de laços e impacta diretamente no desdobramento das interações diárias.

• Abertura para o novo: com essa capacidade, os estudantes podem explorar o mundo. Ela impulsiona o aprendizado, promovendo a flexibilidade, curiosidade, novas ideias, ambientes e desafios.

• Pensamento Crítico: conseguir analisar e avaliar a consistência de um raciocínio faz com que os estudantes tenham mais clareza sobre uma ideia e evitem pressões sociais que os levem ao conformismo.

Não existe um caminho único para promover o desenvolvimento integral nas escolas. A educação socioemocional, traz conceitos primordiais para a vida em conjunto. Por meio do desenvolvendo de competências e habilidades relacionadas ao emocional na escola, os alunos conseguem construir uma sociedade mais justa e igualitária. Por estar presente na Base Nacional Comum Curricular, a educação socioemocional deve fazer parte dos currículos de todas as escolas de Ensino Básico brasileiras.

Para que a escola consiga bons resultados, é importante aliar o conteúdo de sala de aula à comunicação com as famílias. Deve ser um trabalho coletivo, e envolver gestores, professores, pesquisadores, organizações, famílias e os próprios estudantes.

MAIS DICAS

Gostou dessa dica da Equipe EFEITO? Clique aqui para seguir nossas novidades e dicas no Instagram e, se desejar, entre em contato conosco para levar a nossa consultoria para a sua instituição de ensino ou agendar uma formação com a sua equipe. Para isso, basta clicar aqui.