NOVO ENSINO MÉDIO COMEÇA A SER IMPLEMENTADO EM 2022

Leia esse POST que preparamos para você e entenda tudo o que deve mudar!

Debatido nos últimos anos e previsto, numa lei aprovada em 2017, começa a ser implementado em 2022 em todo o país, o novo Ensino Médio nas escolas públicas e privadas.

O novo modelo de ensino define uma nova organização do currículo escolar, aumento da carga horária e aplicação do ensino integral.

Veja a seguir alguns dos pontos relevantes desse assunto:

O QUE É O NOVO ENSINO MÉDIO?

O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que consentirá ao adolescente escolher por uma formação técnica e profissionalizante. Ao concluir o ensino médio o aluno receberá além do certificado de ensino médio regular também o certificado do curso técnico ou profissional que cursou.

NOVAS MATÉRIAS DO ENSINO MÉDIO

A grade curricular é organizada por áreas de conhecimentos e não por matérias e será constituída por 4 áreas de conhecimento e 1 formação Técnica e Profissional.

Na nova disposição, até mil e oitocentas horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas às áreas de conhecimento. Sendo: Linguagens e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Mil e duzentas horas são flexíveis e reservadas para a formação Técnica e Profissional.

Atenção, a nova organização não exclui nenhuma disciplina do Ensino Médio. O que muda é a frequência de cada uma na grade curricular.

COMO VAI SER O ENSINO MÉDIO?

O Novo Ensino Médio entra em vigor em 2022 para os alunos do primeiro ano deste segmento e até 2024 estará em todas as turmas do país. A principal mudança do Novo Ensino Médio é o aumento da carga horária total dos alunos ao longo dos três anos que vai passar de 2400 horas para 3 mil horas. Das 3 mil horas, 1800 horas serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular e 1200 horas para os itinerários formativos. Escolas de ensino médio de todo o Brasil, enfrentarão o desafio de implementar as novas diretrizes curriculares nacionais.

• Em 2021 aconteceu a aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da educação;

• Em 2022 a implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;

• Em 2023 a implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos;

• Em 2024 a implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;

• E nos anos de 2022 a 2024 haverá o monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.

Segundo o Ministério da Educação, foram repassados cerca de R$ 2,5 bilhões aos estados e escolas. Um grupo de trabalho foi criado pelo MEC, para analisar o que muda nas provas de avaliação, como: o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. Até o momento já está definido que o formato da prova vai mudar e uma parte deve contemplar a avaliação relativa à Base Nacional Comum Curricular.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO?

O Novo Ensino Médio traz benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Sendo possível a disponibilidade de mais tempo para os estudantes aprofundarem nos conhecimentos específicos que vão agregar muito para o futuro profissional que cada um escolher.

Contribui ainda com o desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos, já que as escolas deverão priorizar atividades que promovam a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias, o entendimento de novas tecnologias, o pensamento crítico, a compreensão e o respeito.

Já para os professores, a mudança mais significativa que o novo modelo traz é a abertura de um leque de possibilidades em relação à contratação.

MAIS DICAS

Gostou dessa dica da Equipe EFEITO? Clique aqui para seguir nossas novidades e dicas no Instagram e, se desejar, entre em contato conosco para levar a nossa consultoria para a sua instituição de ensino ou agendar uma formação com a sua equipe. Para isso, basta clicar aqui.