CUIDADOS EMOCIONAIS NAS VOLTAS AS AULAS

Já sabemos que os cuidados relativos aos protocolos de segurança são importantíssimos no processo de volta às aulas, mas eles não são os únicos. Preparamos esse post para te ajudar nesse momento de adaptação!

Os profissionais da área da educação precisarão, mais uma vez, de se reinventar nesse retorno à rotina escolar. Devido à Pandemia do COVID-19, muitos protocolos sanitários foram implantados e, para serem utilizados da forma correta, será preciso criatividade e inovação nas práticas pedagógicas e, principalmente, nas formas de acolhimento aos estudantes.

Apesar de haver uma grande expectativa quanto ao retorno, uma vez que a suspensão das aulas presenciais na maioria dos estados durou mais de 1 ano, precisamos ficar em estado de alerta. Além do protocolo sanitário, é preciso dar atenção aos aspectos emocionais dos professores e dos alunos.

Veja a seguir mais sobre o assunto:

O que já era um problema, pode piorar

Precisamos ter em conta que a saúde mental já era, mesmo antes da pandemia, um grande problema de saúde pública mundial. Há alguns anos, já enquadrava o segundo lugar entre as causas de morte mais frequentes em adolescentes.

Os jovens da última geração já possuem, por múltiplos fatores, muitas dificuldades em relação às emoções, sobretudo, pelo aspecto da mudança do comportamento familiar, que torna esses alunos mais dependentes, com menos autoestima, menos resilientes e com maior ansiedade, depressão e aumento das taxas de suicídio.

O que ocorreu com a pandemia foi a criação de um ambiente ainda mais difícil quando pensamos nas relações interpessoais. Os adolescentes se viram longe dos amigos devido ao isolamento social, em uma época da vida que isso importa muito e frequentemente o ambiente familiar ficou conturbado.

Pensando nisso, temos que ressaltar que a saúde mental é a base para qualquer aprendizado, para ter um ambiente produtivo e agradável. Sendo assim, é um grande desafio para a escola enfrentar.

O papel das escolas

A escola precisa estar muito preparada para lidar com as questões emocionais dos alunos e professores, sendo capaz de gerir as crises e possuir uma boa comunicação com os estudantes e seus familiares.

A melhor maneira de enfrentar qualquer problema é prevenir. E, sendo assim, é importante promover um exercício de empatia e buscar a preparação, envolvendo as famílias como parte da comunidade escolar.

A escola precisa de estratégias para envolver as famílias e ensiná-las sobre essas questões. Afinal, a família, assim como os educadores e os alunos, será uma peça fundamental para reduzir essa tensão.

Além disso, uma recomendação é que as instituições de ensino adotem uma estratégia de gestão dos alunos, por meio da capacidade de escutar cada um deles. É preciso colocar os alunos em um olhar otimista e de esperança em relação ao futuro.

Profissionais qualificados

O primeiro passo é buscar uma preparação de toda a comunidade escolar, começando em casa, com as famílias. Os professores e todos os demais funcionários contratados pela escola e que têm contato com os alunos, precisam ser orientados em relação às condutas. Todas essas pessoas precisam ter muito clara a importância da aprendizagem socioemocional e das ferramentas adotadas pela instituição.

MAIS DICAS

Gostou desse post da Equipe EFEITO? Clique aqui para seguir nossas novidades e dicas no Instagram e, se desejar, entre em contato conosco para levar a nossa consultoria para a sua instituição de ensino ou agendar uma formação com a sua equipe. Para isso, basta clicar aqui.